TRATAMENTO DA OBESIDADE

TRATAMENTO DA OBESIDADE

O tratamento da obesidade deve ser realizado por equipes multidisciplinares especializadas, com associação de adequações dietéticas, exercícios físicos e eventualmente, medicamentos.
Entretanto, se você é portador de obesidade mórbida, terá grande dificuldade de sucesso com esses tratamentos. Poucos são os que conseguem perder peso.
Mesmo que consiga perder peso, não é uma perda sustentada, e após essa perda frequentemente há ganho de peso maior do que o peso perdido. Em geral, poucos pacientes que deixam de ser obesos mórbidos com tratamento clínico conseguem se manter assim por mais de 1 ano, e menos de 0,1% passa de 5 anos com peso mais baixo.
Associado a isso, o risco de mortalidade por doenças metabólicas e cardiovasculares vai aumentando com o tempo e você vai acabar tendo muito mais riscos do que benefícios se tentar se manter apenas com tratamento clínico. Portanto, o tratamento clínico nesse grupo de pacientes não é o mais indicado.
O Ministério da Saúde, juntamente com as sociedades ligadas à cirurgia bariátrica fazem frequentes atualizações sobre as indicações e tipos de cirurgia autorizadas para tratamento da obesidade (clique aqui para ver a portaria mais recente).
São essas informações, juntamente com outras de ordem prática fornecida pela equipe do Instituto Pró-Gastro é que estarão neste material informativo.

Para download da versão para impressão de todo o conteúdo relativo ao tratamento da obesidade que está neste site, clique aqui